Flores

Atibaia é responsável por 25% de toda a produção nacional de flores!

Com esta informação já dá para se ter uma ideia do que você pode encontrar na Festa de Flores e Morangos de Atibaia. As flores são um capítulo a parte, e encantam o público pela beleza, qualidade e variedade de espécies. O pavilhão de exposição, a cada edição, recebe uma primorosa decoração temática, delicadamente enfeitada com flores ornamentais que formam esplendorosos arranjos artísticos e réplicas de importantes monumentos.

 

           Foto cedida pelo CFA

No Brasil atualmente temos 3.600 produtores, em Atibaia o numero aproximado é de  400 produtores (cerca de 11% do total do país), o valor em media da  produção de  flores de Atibaia representa cerca de 25% do total de flores produzidas no Brasil, sendo então que cada 4 flores comercializadas no pais 1 é de Atibaia.

A área de produção no Brasil é  4.500 hectares (45 milhões m²), no estado de São Paulo são de 1.183 hectares (11.830 milhões  m²), em Atibaia o numero aproximado é de  500 hectares (5 milhões m²). Atibaia é responsável por cerca de 11% da área total do Brasil e cerca de 42% da área total do Estado de São Paulo, gerando emprego e renda para diversas famílias.

                   Foto cedida CFA

Os números de faturamento nacional e de  1,2 bilhão de dólares,  de Atibaia estima-se que seja de aproximadamente 300 milhões de dólares. As flores de Atibaia representam 50% do volume de flores comercializadas em Holambra, sendo a produção de flores do município dividida em:

– 50% de flores de corte, como rosa e crisântemo

– 45% de flores de vaso, como orquídea, crisântemo de vaso, kalanchoe

– 5% de flores de forração ou caixaria, como petúnia, begônia, amor-perfeito

Há flores cuja colheita ocorre várias vezes no decorrer de um ano, como a rosa, que possibilita mais de um corte no período. Em Atibaia também está o maior produtor de rosas do Brasil. O escoamento da produção de flores de Atibaia na sua grande maioria é comercializada na CEAGESP, em São Paulo, e no CEASA, em Campinas.

Os produtores no município  utilizam da alta tecnologia em suas propriedades, inclusive com laboratórios próprios para a produção de exemplares. A alta tecnologia também tem sido uma aliada na otimização dos recursos hídricos. Investimentos em irrigação localizada têm garantido baixo consumo e um ótimo aproveitamento da água em algumas propriedades produtoras de flores no município.

É praticamente impossível sair do evento sem pelo menos um vaso de flor ou planta verde! No espaço de comercialização, são mais de 2 mil itens diferentes, e pode-se encontrar belos exemplares das mais delicadas flores, como orquídeas, azaleias, mini orquídeas, mini rosas, mudas de roseiras, de morangos até as mais imponentes plantas verdes, como bonsais, cactus, mudas de árvore da felicidade, frutíferas, entre tantas outras variedades de produtos. E tudo isso, direto do produtor.

Cultura japonesa

Na Festa de Flores e Morangos de Atibaia, estão presentes os mais belos e interessantes aspectos da cultura japonesa, aproximando o público desta cultura milenar,

Programação

A Festa de Flores e Morangos de Atibaia possui um caráter cultural muito amplo e diversificado. Além da rica presença da cultura japonesa e suas

Alimentação

Área de Gastronomia: Alimentação Com três restaurantes da deliciosa comida japonesa e um self service com alimentação brasileira, a área de gastronomia possui ainda mini

plugins premium WordPress
× Como posso te ajudar?